quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Na sociedade actual cabe à escola dar resposta à diversidade dos alunos que a frequenta....

Nos dias que correm a escola tem de dar resposta à diversidade dos alunos que a frequentam como consequência da exigência imposta pelo papel que é chamada a desempenhar na sociedade actual. Cada aluno é um indivíduo e a sua origem socioeconómica e cultural influencia a sua forma de ser e de estar.

Neste sentido, a escola tem de ser capaz de prevenir situações de exclusão e de segregação, de todos os alunos. Isto porque, uma escola só é eficaz quando atinge os objectivos a que se propôs alcançar, entre os quais, o sucesso escolar dos alunos. Sobretudo dos que são provenientes de meios sociais desfavorecidos, que na maioria dos casos, manifestam desinteresse, com consequências ao nível do abandono e insucesso escolar.

Algumas dessas respostas passam, por medidas que levem estes jovens a encontrarem significado para a sua permanência na escola e, a concluir com sucesso a sua formação e escolaridade.

A preocupação em dar a conhecer alternativas curriculares mais direccionadas para as características deste tipo de jovens como, os Cursos de Educação e Formação e/ou os Cursos Profissionais, tem sido um exemplo de algumas dessas medidas.

No entanto, a excessiva preocupação em orientar estes jovens para este tipo de percursos, muitas vezes conotados como "soluções" para alunos "malsucedidos e pobres" pode, em algumas situações,levar à criação de guetos dentro da escola e, consequentemente, provocar um efeito contrário.