sábado, 29 de dezembro de 2012

Novas competências...precisa-se!!!

Vivemos um tempo de permanente mudança e o que define e carateriza essa mudança é a economia. Globalizada e ferozmente competitiva, exige de todos nós atitudes, competências e conhecimentos muito diferentes daqueles que se consideravam suficientes em épocas anteriores. 

Atualmente, tudo está posto em causa, a incerteza é a única certeza.

Longe vão os tempos em que um emprego para toda a vida era a norma e em que as baixas qualificações eram suficientes para o desempenho profissional da maioria das pessoas. 

Hoje, a realidade é bem diferente.

Neste contexto, e corroborando com o pensamento de um reconhecido autor, "vivemos um novo conceito de sociedade que necessita de um novo conceito de cidadão".

De um cidadão que se sente obrigado a envolver-se num trabalho incessante de formação e reformação; de aquisição e reaquisição de competências, sobretudo comportamentais como: a atitude positiva, a auto motivação, a auto confiança, a capacidade de resolução de conflitos, a capacidade trabalho em equipa, a criatividade, a flexibilidade e adaptabilidade à mudança e a resistência ao stress;  de preparação para uma vida de procura permanente de um emprego.

Sendo o fim de ano uma época propícia à reflexão e à formulação de votos de ano novo próspero, investir na educação/formação torna-se, cada vez mais, uma necessidade premente.