terça-feira, 5 de abril de 2011

A Importância Percebida da Orientação Vocacional na redução do insucesso académico e do risco de abandono escolar dos/as alunos/as do Ensino Secundário beneficiários da Acção Social Escolar

Resumo

Este estudo procura abordar qual a importância percebida de práticas de promoção do desenvolvimento vocacional, junto de alunos do Ensino Secundário, oriundos de famílias consideradas carenciadas, que beneficiam da Acção Social Escolar (SASE). Caracterizada como uma população em elevado “risco” de abandono e insucesso escolar, a principal finalidade da investigação é compreender, a partir de uma abordagem contextual e desenvolvimentista do desenvolvimento humano, se e qual o papel que a intervenção vocacional poderá ter na diminuição do abandono e insucesso escolar deste segmento da comunidade estudantil, tendo em conta algumas particularidades do seu contexto, partindo da auscultação dos próprios alunos e de  fontes do contexto escolar e familiar. Foi adoptada uma metodologia de tipo qualitativo, tendo-se optado pela utilização de entrevistas semi-estruturadas como técnica de recolha de dados que foram, posteriormente, analisados com recurso ao software de análise de conteúdo NVIVO 8. Da amostra da presente investigação fizeram parte 29 participantes, de uma escola da área do Grande Porto incluindo alunos do 11.º ano do curso cientifico humanístico – área das Ciências e Tecnologias (n=12), pais e/ou encarregados de educação de alguns destes alunos (n=7), professores de diversas disciplinas dos alunos entrevistados (n=8) bem como duas técnicas (uma psicóloga e uma técnica de acção social escolar). Como principais conclusões deste estudo emergem, a importância, enfatizada por todos os participantes, do papel da orientação vocacional na redução do abandono e insucesso escolar desta população escolar, nomeadamente, no momento da primeira escolha vocacional. O envolvimento da família, sobretudo da mãe, e da maioria dos professores é outro dos aspectos que se destaca juntamente com as elevadas expectativas tanto de alunos como da família relativamente às escolhas vocacionais realizadas.

1 comentário:

  1. Este resumo faz parte da minha Tese de Mestrado, apresentada e defendida em Dezembro de 2010, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

    ResponderEliminar