sábado, 25 de fevereiro de 2012

Escolher é Decidir......



Nas nossas vidas, os maiores problemas não são os obstáculos do caminho,  mas a escolha da direção errada. 
Neste entendimento, o momento de escolher, seja a nível pessoal, profissional ou académico, torna-se  assim ,uma das decisões mais importante da nossa vida.
A época em que vivemos, é uma era de incertezas, de fragmentações, de desconstruções, da procura de valores, do vazio, do imediatismo, do hedonismo, do consumismo, etc.. É um período em que os indivíduos tendem a sentir-se confusos diante da velocidade com que o seu mundo se modifica, tornando, por isso, nebulosa a sua própria inserção nesse mundo.
Neste contexto, cabe-nos  lançar a mão a novas ferramentas, que favoreçam a nossa evolução pessoal e nos preparem melhor para a adaptação ao tempo em que vivemos, e nos permita descobrir e aperfeiçoar novas competências.
Enquanto sintoma de crise, a instabilidade tem a vantagem de nos obrigar a ir mais fundo na procura e desenvolvimento dos nossos recursos, e da maneira de utiliza-los melhor e o mais plenamente possível e, deste modo, ultrapassar os obstáculos.
Esta necessidade de nos ultrapassarmos traduz-se numa procura de aprofundamento do nosso auto conhecimento. Só isto permite ter uma consciência mais alargada das nossas competências, tornar mais claros os nossos interesses, conhecer desejos e motivações e fazer escolhas mediante esta realidade.
Neste sentido, mais do que informar sobre as carreiras profissionais ou ajudar a escolher uma profissão, cabe à Orientação Vocacional, promover o auto conhecimento e auxiliar o indivíduo a adaptar-se à vida.
Escolher é esboçar um projeto de vida. Estabelecer e fixar esse projeto é, por vezes, mais que uma escolha, pois implica  renunciar a várias outras escolhas possíveis. Escolher é decidir e essa decisão é um ato de coragem que significará perda.
Assim, encarar a escolha significa encarar o conflito que se trava dentro de nós, e que por vezes  é dolorosa, cansativa e angustiante, mas que deve ser enfrentada.
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário