domingo, 17 de março de 2013

Insucesso e Abandono Escolar = Exclusão Social

Todos sabemos(ou deveríamos saber) que ter sucesso na escola é fundamental, sobretudo num país que apesar de registar algumas melhorias nos últimos anos, continua a ter taxas de insucesso e abandono escolar das mais altas entre os países da União Europeia. 
Assim, quer o insucesso quer o abandono escolar, tornaram-se um problema grave do atual sistema de ensino. Não sendo novo, ele requer hoje uma reavaliação devido às mudanças profundas que as sociedades têm vindo a registar e, sobretudo, quando se sabe que o insucesso e abandono escolar, constitui a primeira etapa da exclusão social
Nos dias que correm a escola tem de dar resposta à diversidade dos alunos que a frequentam como consequência da exigência imposta pelo papel que é chamada a desempenhar na sociedade atual. 
Cada aluno é um indivíduo e a sua origem socioeconómica influencia a sua forma de ser e de estar.
Neste entendimento, a escola tem de ser capaz de prevenir situações de exclusão e de segregação de todos os alunos, "uma escola é eficaz quando atinge os objectivos a que se propôs alcançar, entre os quais, o sucesso escolar dos alunos" (Sil, 2003), sobretudo dos que são provenientes de meios sociais desfavorecidos, que na maioria dos caso, manifestam desinteresse, com consequências ao nível do insucesso e abandono escolar.
Acontece que, no meu ponto de vista, algumas das medidas da PEC-Política Educativa em Curso, nomeadamente a constituição dos mega-agrupamentos, do aumento do número de alunos por turma e, sobretudo, no enfoque  excessivo em exames normalizados e nos resultados, não me parece ser a melhor estratégia para combater este flagelo.
Deste modo, considero que é muito mais caro lidar com as consequências, muito diversificadas e algumas bem graves do abandono e do insucesso escolar, do que prevenir e apoiar as dificuldades manifestadas por esses alunos.


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